sexta-feira, 30 de março de 2012

Inferência criada pela bolsista do Pibid Adriana - Uneb/CMLEM






Pela lápide acima, você pode dizer - Quem morreu?!

Produzindo inferências

Quem morreu?!










































































































































Esta apresentação contém a parte específica do Projeto de Intervenção para o uso do laboratório de informática do CMLEM - Irecê. Foram 5 dias de formação muito proveitosos, embora cansativos.


Valeu, Galera!!

Reflexões sobre a inclusão digital

A inclusão digital ainda se restringe a uma utopia. No Brasil de pleno século XXI, percebe-se alguns avanços na economia, no aumento da oferta de vagas no mercado de trabalho e também nos cursos superiores, com o programa de expansão das universidades federais e com outras iniciativas suplementares, tais como o Enem, o Prouni e a facilitação para a criação de faculdades. No entanto, persiste um atraso em relação à universalização do uso das TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação). Há inúmeras famílias que não possuem recursos para adquirir PC's (do inglês - Personal Computers = computadores pessoais); além disso, muitas escolas não possuem laboratório de informática e, aquelas que têm, muitas vezes as máquinas estão sucateadas e/ou obsoletas. Como é sabido de todos, o acesso à internet ou outros aplicativos em lan houses não é seguro e custa caro, excluindo assim, grande parte dos prováveis usuários das TIC's.

A implantação de laboratórios nas escolas públicas facilitaria bastante o acesso a grande parte da população de baixa renda, de onde são oriundos a maioria dos alunos dessas instituições, democratizando o acesso e emprego das modernas tecnologias.

É possível observar, em turmas de Ensino Médio de escolas públicas, que ainda há uma grande quantidade de estudantes que não têm e-mail; nem mesmo utilizam as redes sociais mais populares, como Facebook, Twitter e MSN. Nesses casos, esses alunos são excluídos das formas mais modernas e usuais de comunicação na atualidade. Além dessas perdas, também pode-se mencionar a impossibilidade de realizar pesquisas e obter informações de todas as partes do mundo, com extrema facilidade, sem esquecer de que o computador ainda oferece inúmeras outras possibilidades de uso, como a produção, edição e publicação de textos, nos quais podem circular livremente ideias e opiniões diversas.

quarta-feira, 28 de março de 2012

O uso das TIC na atualidade



As crianças estão crescendo rapidamente, preocupando pais e educadores, que querem preservar a infância daquelas. O acesso da garotada à net pode possibilitar a vista a conteúdos impróprios, como sexo, racismo e preconceitos de todos os tipos. Assim, A internet pode ser vista como algo ruim, visto que traz muita coisa negativa; mas, por outo lado, há também na rede muita informação e conteúdo de qualidade, que ajuda a democratizar o acesso ao conhecimento.


Diante de assunto tão complexo, faço os seguintes questionamentos, para que pensemos:

1- Internet: heroína ou vilã?

2- As crianças e jovens devem ter livre acesso à internet?

3- Qual foi a melhor coisa da internet?



Sugestões para o trabalho com as TIC em sala de aula:

a) Criação de blog da turma, para postagem de textos, no qual todos podem comentar;

b) Texto coletivo, produzido no MSN;

c) Mural da turma no Facebook, onde serão deixados todos os recados, bem como fotos de eventos marcantes, links, sugestão de filmes, livros, textos e comentários.



E bom trabalho a todos!!!!!!!!!