quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Investigando a escrita nos weblogs...

Bem, a partir de hoje, 16 de setembro de 2010, postarei diariamente as minhas leituras, impressões, reflexões e interações a respeito do meu projeto de pesquisa intitulado (a princípio): Os usos do weblog como produção textual e de sentidos, que culminará no TCC do curso de Letras da Uneb/DCHT – Irecê/BA.

De algum tempo para cá, houve mudanças significativas no foco da pesquisa: refleti sobre o que realmente eu gostaria de investigar em relação à escrita pessoal na internet e ontem conversei com a Profª Hilderlândia, que sugeriu o estabelecimento de relações com a prática pedagógica.

Hoje, troquei ideias com o Prof. Felipe Serpa (o filho), que fez intervenções significativas no projeto de pesquisa: algumas formais e outras voltadas para a adequação temática. Chegamos ao denominador comum de que gêneros textuais, digitais ou não, caminham lado a lado com as intenções explícitas ou veladas presentes nos discursos.

Comecei a leitura de um artigo de Roxane Rojo sobre gêneros dos discursos e gêneros textuais e também recomecei a leitura do livro Hipertexto e gêneros digitais, sob a organização de Marcuschi e Antônio Xavier, ambos da UFPB.

Senti que esta tarefa não será fácil!!!

2 comentários:

  1. Que interessante Ivânia! Também desenvolvo minha pesquisa nessa área, no Curso de Licenciatura em Pedagogia na UNEB/Campus XVI... Mas ainda não cheguei a uma definição do que eu quero, só sei que é na área das TIC´s. Parabéns pelo foco que a sua pesquisa tomou, e muito me interessa... Tenho um blog também, o qual posto coisas cotidianas, muitas de minha própria autoria, outras de outras fontes... O link é esse http://complexidadescotidianas.blogspot.com/ UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Visitarei seu blog assim que tiver tempo; fique à vontade p/ trocar ideias comigo sobre os nossos TCC's. E tbm p/ sugerir, criticar, acrescentar algo nesse meu diário de uma enxerida...

    Bjos!!!!

    ResponderExcluir