domingo, 19 de setembro de 2010

O enxerimento da SEC minou meu próprio enxerimento

Hoje passei a tarde fazendo o exame de Certificação para os professores da Rede Estadual: nem fácil, nem difícil; mas cansativo.
Elogios: questões bem elaboradas e abordagens atuais;
Críticas: míseras 20 linhas para a dissertação sobre a indisciplina na sala de aula (parte pedagógica) e, pior, as mesmas parcas linhas para tratar de estilo e linguagem em Guimarães Rosa!! (parte específica)
Pense num sofrimento: cortei de um lado, resumi de outro e, por fim, não tendo mais como "ataiar", empreguei a conhecida técnica de meus alunos: reduzi o tamanho da letra. Depois, meio culpada, fiquei me perguntando se a banca examinadora terá lupas a seu dispor... (Confesso que a ideia me agradou, pois assim eles poderiam sentir-se um pouco como nós, professores)
Os ventos sopraram em meu favor quanto aos conteúdos específicos: houve cerca de 10 questões sobre o trabalho com gêneros textuais nas aulas de Português, embora algumas opções fossem extremamente parecidas com outras, na hora de escolher a letra certa.
Lá fora, quando havia terminado de fazer o exame, encontrei uma galera de Uibaí: Geografia, História e outras áreas: todos queixaram do espaço exíguo para as questões abertas!!
Na minha sala houve 7 abstenções, de 25 lugares - um número alto (quase um terço), mas parece que nas outras o povo compareceu em massa.
Bem, após essa intensa luta com as palavras, saí da sala 170 do Luiz Viana com uma tremenda dor de cabeça e a imagem convidativa de minha cama macia no escurinho do meu quarto girando em minha mente exausta...
Pior foi encontrar os adolescentes da vizinha que foi para a roça em uma farra interminável: música e vozes altas - uma algazarra sem fim (ou melhor, acabou agora há pouco). Ufa!!!
Foi muito gênero textual por hoje: vamos esperar o resultado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário